LATEST NEWS
No CIIMAR, em Matosinhos, Alejandra Mejía vai utilizar ADN ambiental do mar profundo português para detetar indicadores de ecossistemas marinhos vulneráveis. O objetivo é ajudar a conservar.
Até 2024, a cientista vai estudar a composição da fauna dos Ecossistemas Marinhos Vulneráveis (EMV), principalmente corais e esponjas, da plataforma e talude continental de Portugal. “Unravelling the composition of Vulnerable Marine Ecosystems in the deep Eastern Atlantic Ocean through eDNA tools” é nome do projeto de doutoramento que desenvolverá sob a alçada do DEEPbaseline, e que alia investigadores, pescadores, stakeholders e decisores.
Saber mais.
O Sem Espinhas é um podcast de comunicação de ciência que surgiu com o principal objetivo de aproximar o público não especializado das investigações feitas no CIIMAR. Tendo em conta que estamos a atravessar a década do Oceano (2020-2030), anunciada pela ONU, parece-nos ainda mais urgente dar voz e desmistificar algumas das várias maravilhas que o Oceano abarca.
Nesta sétima dose recomendamos que te equipes a rigor! Vais precisar de pézinhos de pato, um fato de mergulho e umas quantas garrafas de ar comprimido para descer até ao Mar Profundo, quem sabe não terás a sorte de encontrar um tubarão da Gronelândia com 400 anos. Ou então, podes sempre levar um ROV, a investigadora Joana Xavier dá-te uma ajuda, explicando-te o que é e como funciona.
Saber mais.
Experiências artísticas, que contribuam para a consciencialização da comunidade, sobretudo dos jovens, para a importância do oceano profundo, são objetivos do projeto Deep Listening Deep Sea(ing) – Missão Mar Profundo 2. Assim, assinala-se neste encontro, a produção de “postais audiovisuais” e “bandas sonoras” para imagens/filmes do oceano, através do workshop “Cartografia Sonora Imaginária”, com a mostra dos projetos realizados neste âmbito, e nas Conferências, com a participação de Joana Xavier e Paulo Rodrigues.
Saber mais.
O mar profundo (>200 m) constitui o mais vasto e mais inexplorado bioma do nosso planeta. Nele encontramos uma biodiversidade ímpar com organismos que evoluíram ao longo de milhões de anos e se adaptaram a condições ambientais extremas. Nesta conversa viajaremos ao (pro)fundo do nosso mar para conhecer alguns dos seus habitantes e ecossistemas.
Saber mais.
PRESS
Financiamento de 60 mil euros atribuído ao projeto DEEPbaseline vai ser aplicado na implementação de medidas para a conservação e gestão sustentável dos habitats formados pelas esponjas e corais.
O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul apresentam 3ª edição do FUNDO para a Conservação dos Oceanos. Sob o tema “Invertebrados marinhos. Proteger no mar, o futuro da Terra.”, esta edição conta com uma cotação de 150 mil euros e vai apoiar projetos que contribuem para a conservação de espécies de invertebrados marinhos.
Os invertebrados marinhos ocupam a edição deste ano do Fundo de Conservação dos Oceanos. Os projectos de investigação vencedores recebem esta quarta-feira, em Lisboa, os seus prémios.
Saber mais.